Comunicações

 

 

Participação em reuniões científicas com comunicação cientificamente arbitrada e publicações em actas de eventos

 

 

1) SOUSA, Jorge Pedro (1997). O jornalismo como amplificação dos poderes face às necessidades sociais e democráticas da polifonia. XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Santos, Brasil. Teve bolsa da Fundação Fernando Pessoa.

 

2) SOUSA, Jorge Pedro (1998). O desejado - Para um perfil do candidato a jornalista pretendido pelos órgãos de comunicação social. XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Recife, Brasil. Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

3) SOUSA, Jorge Pedro (1998). Anglofilias? As fotografias do início da Segunda Guerra Mundial na imprensa diária portuense. XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Recife, Brasil. Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

4) SOUSA, Jorge Pedro (1998). Tolerância dos fotojornalistas portugueses à alteração digital de fotografias. XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Recife, Brasil. Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

5) SOUSA, Jorge Pedro e PINTO, Ricardo Jorge (1998). O futuro incerto da Internet. Intercomunicar além do comércio e da publicidade. V Congresso Ibero-Americano de Ciências da Comunicação, Porto, Portugal.

 

6) SOUSA, Jorge Pedro (1999). Tolerância dos fotojornalistas portugueses à alteração digital de fotografias. I Congresso Português de Ciências da Comunicação – I SOPCOM. Lisboa, Portugal. Publicação da comunicação em actas: SOUSA, Jorge Pedro (2002). A tolerância dos fotojornalistas portugueses à alteração digital de fotografias, in BRAGANÇA DE MIRANDA, José e SILVEIRA, Joel Frederico (Orgs.) (2002) - As Ciências da Comunicação na Viragem do Século. Actas do I Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM. Lisboa, Vega: 983-1000.

 

7) SOUSA, Jorge Pedro (1999). O mundo, unido, jamais será vencido: A cobertura imagética da Guerra do Golfo na imprensa portuguesa de grande expansão. XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Rio de Janeiro, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

8) SOUSA, Jorge Pedro (1999). Os novos meios electrónicos em rede - Jornalismo on-line e outros conteúdos na Internet portuguesa. Jornadas de Comunicação Galiza-Portugal - A Comunicação Euro-Regional no Século XXI. Santiago de Compostela, Espanha. Publicação da comunicação em livro de actas: SOUSA, Jorge Pedro (1999) – Os novos meios electrónicos em rede - Jornalismo on-line e outros conteúdos na Internet portuguesa., in AAVV (1999). Galicia e Portugal. A Comunicación Euro-Rexional no Século XXI. Santiago de Compostela: Xunta de Galicia, 131-138.

 

9) SOUSA, Jorge Pedro (1999). Imagens da Galiza na imprensa portuguesa. III Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, Braga, Portugal.

 

10) SOUSA, Jorge Pedro (2000). Uma teoria da notícia: proposta de um modelo. IV Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação, Santos, Brasil. Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

11) SOUSA, Jorge Pedro (2000). História e convergência das organizações mediáticas e da propriedade dos meios de comunicação em Portugal no último quartel do século XX. VI Congresso Ibero-Americano de Ciências da Comunicação, Santiago do Chile, Chile. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Comunicação a convite da organização.

 

12) SOUSA, Jorge Pedro (2000). Um retrato sociográfico e sócio-profissional dos jornalistas do Porto. V Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, Santiago do Chile, Chile. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

13) SOUSA, Jorge Pedro (2000). Imagens do Brasil na imprensa portuguesa de grande circulação. XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom. Manaus, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

14) SOUSA, Jorge Pedro (2001). Qualidade percebida de quatro jornais on-line brasileiros. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom. Campo Grande, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

15) SOUSA, Jorge Pedro (2001). Imagens recíprocas de Portugal e da Galiza na imprensa Portuguesa. I Congresso Ibérico de Comunicação. Málaga, Espanha. Teve apoio da Fundação Fernando Pessoa.

 

16) SOUSA, Jorge Pedro (2001). Qualidade percebida de quatro jornais on-line brasileiros. International Colloquium - Communication in Latin-America, organizado pelas Association for Education in Journalism and Mass Communication e Association of Schools of Journalism and Mass Communication.  Cidade do México, México. Esta comunicação mereceu o prémio monetário de US $ 1000,00 concedido pela AEJMC às três melhores comunicações.

 

17) SOUSA, Jorge Pedro (2001). Objectividade jornalística. I Congresso de Comunicação e Cibercultura, Teresina, Brasil. Comunicação a convite da organização.

 

18) SOUSA, Jorge Pedro (2001). Qualidade percebida de quatro jornais on-line portugueses. II Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Lisboa, Portugal. Comunicação publicada em: SOUSA, Jorge Pedro (2006). Qualidade percebida de quatro jornais on-line, in BRAGANÇA DE MIRANDA, José e SIMÕES, Graça Rocha (Orgs.) (2006). Rumos da Sociedade da Comunicação. Lisboa: Nova Vega.

 

19) SOUSA, Jorge Pedro (2002). A utilização de fontes anónimas no noticiário político dos diários portugueses de referência: um estudo exploratório. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom. Salvador da Bahia, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM). Teve bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

20) SOUSA, Jorge Pedro (2002). A utilização de fontes anónimas no noticiário político dos diários portugueses de referência. VII Congresso Iberoamericano de Ciências da Comunicação. Maia, Portugal.

 

21) SOUSA, Jorge Pedro (2002). A informação internacional na imprensa ibero-americana. V Lusocom – Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação, Maputo, Moçambique.

 

22) SOUSA, Jorge Pedro (2003). Estereotipização e discurso fotojornalístico nos diários portugueses de referência. Os casos do Diário de Notícias e Público. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom. Belo Horizonte, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM).

 

23) SOUSA, Jorge Pedro (2003). Comunicação regional e local na Europa Ocidental. Os casos português e galego. VIII Regiocom - Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Marília, Brasil. Comunicação a convite da organização.

 

24) SOUSA, Jorge Pedro (2003). Construindo uma teoria da notícia. I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo/I Encontro (fundacional) da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Brasília, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM).

 

25) SOUSA, Jorge Pedro (2004). Uma teoria multifactorial da notícia. II Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação. Covilhã, Portugal. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM).

 

26) SOUSA, Jorge Pedro (2004). Fábrica de heróis – A reacção da imprensa portuguesa de referência ao atentado que provocou a morte de Sérgio Vieira de Mello. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação/Congresso da Intercom, Porto Alegre, Brasil. Publicação da comunicação em actas (CD-ROM).

 

27) SOUSA, Jorge Pedro (2004). Desafios da comunicação na actualidade/Desafios do ensino superior do jornalismo ao nível da graduação no início do século XXI. II Encontros Luso-Galegos de Comunicação e Cultura/III Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Santiago de Compostela, Galiza, Espanha. Comunicação a convite da organização.

 

28) SOUSA, Jorge Pedro (2004). O dia depois. A reacção da imprensa portuguesa de referência ao atentado de 11 de Março de 2004 em Madrid. II Encontros Luso-Galegos de Comunicação e Cultura/III Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.

 

29) SOUSA, Jorge Pedro (2004). A reacção da imprensa de referência portuguesa ao Golpe de Estado de Julho de 2003 em São Tomé e Príncipe. II Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, Salvador da Bahia, Brasil (CD-ROM).

 

30) SOUSA, Jorge Pedro (2005). Construindo uma teoria multifactorial da notícia como teoria do jornalismo. II Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos/IV Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos, Porto, Portugal, UFP (CD-ROM).

 

31) SOUSA, Jorge Pedro (2005). A prática antes da teoria e o foco no objecto: Uma proposta para o ensino universitário do jornalismo. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, Brasil (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

32) SOUSA, Jorge Pedro e OLIVEIRA LIMA, Maria Érica (2005). O massacre dos inocentes: A reacção das revistas Veja (Brasil) e Visão (Portugal) ao atentado contra a escola de Beslan. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, Brasil (CD-ROM).

 

33) SOUSA, Jorge Pedro e OLIVEIRA LIMA, Maria Érica (2005). O massacre dos inocentes: A reacção das newsmagazines portuguesas e brasileiras ao atentado contra a escola de Beslan. IV Congresso Português de Ciências da Comunicação/IV Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Aveiro, Portugal (CD-ROM).

 

34) SOUSA, Jorge Pedro e OLIVEIRA LIMA, Maria Érica (2005). Jornalismo e terrorismo: Análise qualitativa das revistas Veja (Brasil) e Visão (Portugal) ao atentado contra a escola de Beslan. III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo/III Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em jornalismo (SBPJor), Florianópolis, Brasil (CD-ROM).

 

35) SOUSA, Jorge Pedro (2006). Reflexões sobre um horizonte possível para o jornalismo generalista impresso de qualidade. Jornadas Internacionais de Jornalismo, Porto, Portugal, Universidade Fernando Pessoa (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

36) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica (2006). A cobertura fotojornalística do atentado contra a escola de Beslan em seis newsmagazines portuguesas e brasileiras. VII Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação (VII Lusocom), Santiago de Compostela, Galiza. Espanha (CD-ROM).

 

37) SOUSA, Jorge Pedro (2006). A relação da Muito Notável Perda do Galeão Grande São João e a génese do jornalismo lusófono. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2006). Brasília, Brasil (CD-ROM).

 

38) SOUSA, Jorge Pedro (2006). Sistemas governamentais de comunicação: O caso português e a lógica do serviço público. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2006). Brasília, Brasil (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

39) SOUSA, Jorge Pedro; SILVA, Nair; SILVA, Gabriel e DELICATO, Mônica (2006). A génese do jornalismo lusófono e as Relações de Manuel Severim de Faria. II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia – Jornalismo e Actos de Democracia. Lisboa, Portugal (CD-ROM).

 

40) SOUSA, Jorge Pedro (2006). As relações de naufrágios do século XVI e a génese do jornalismo lusófono. IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo/IV Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Porto Alegre, Brasil (CD-ROM).

 

41) SOUSA, Jorge Pedro (2006). As relações de naufrágios do século XVI como reportagens. 1ª Jornada Sobre o Português Usado na Imprensa Hodierna. UFP, Porto, Portugal (CD-ROM).

 

42) SOUSA, Jorge Pedro; SILVA, Nair; SILVA, Gabriel e DELICATO, Mônica (2007). Manuel Severim de Faria, o primeiro jornalista português. II Jornadas Internacionais de Jornalismo. UFP, Porto, Portugal (CD-ROM).

 

43) SOUSA, Jorge Pedro; SILVA, Nair; SILVA, Gabriel e DELICATO, Mônica (2007). Os primeiros jornais portugueses: As Relações de Manuel Severim de Faria. II Jornadas Internacionais de Jornalismo. UFP, Porto, Portugal (CD-ROM).

 

44) SOUSA, Jorge Pedro (2007). Produção bibliográfica portuguesa sobre jornalismo até à Revolução de 25 de Abril de 1974. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2007), Santos, Brasil (CD-ROM). Esta comunicação mereceu a atribuição da medalha Maria Immacolata Vassalo Lopes, outorgada pela Intercom às melhores comunicações nos Núcleos de Pesquisa.

 

45) SOUSA, Jorge Pedro (2007). Indicadores bibliográficos de produção portuguesa sobre jornalismo até ao 25 de Abril de 1974. V Congresso Português de Ciências da Comunicação/V Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), Braga, Portugal (Ebook).

 

46) SOUSA, Jorge Pedro (2007). A génese do jornalismo periódico em Portugal: As Relações de Manuel Severim de Faria e a Gazeta “da Restauração”. 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo/5º Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, Aracajú, Brasil (CD-ROM).

 

47) SOUSA, Jorge Pedro (2008). Em busca do primeiro jornal português: As Relações de Manuel Severim de Faria e a Gazeta “da Restauração”. Congresso Internacional Fundacional da Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC). Santiago de Compostela, Galiza, Espanha (CD-ROM).

 

48) SOUSA, Jorge Pedro et al. (2008). O contributo das Relações de Manuel Severim de Faria e da Gazeta “da Restauração” para a introdução do periodismo em Portugal. III Jornadas Internacionais de Jornalismo. Porto, Portugal (CD-ROM).

 

49) SOUSA, Jorge Pedro (2008). Para uma historiografia da historiografia do jornalismo lusófono até à Revolução do 25 de Abril de 1974/Mesa sobre “Historiografia Luso-Brasileira: Influências e Confluências”. VI Congresso Nacional de História da Mídia/VI Congresso da Rede Alcar. Niterói – Rio de Janeiro, Brasil (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

50) ROCHA, Paula Melani e SOUSA, Jorge Pedro (2008). The female labour media market in the digital society: Comparative analysis between Portugal and Brazil. Colloque International Genre, Journalisme et Presse Écrite. IEP de Rennes, Rennes, França.

 

51) SOUSA, Jorge Pedro (2008). O agendamento, as interacções entre jornalistas e fontes de informação e o jornalismo ambiental. Intercom Nordeste 2008. São Luís do Maranhão, Brasil. Comunicação a convite da organização.

 

52) BARROS, António Teixeira e SOUSA, Jorge Pedro (2008). A Escola de Chicago e os Estudos de Jornalismo Ambiental no Brasil e em Portugal. I Colóquio Bi-Nacional Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação. Natal, Brasil (CD-ROM).

 

53) ROCHA, Paula Melani e SOUSA, Jorge Pedro (2008). A actual formação de jornalistas e o mercado de trabalho: Uma comparação entre Brasil e Portugal. I Colóquio Bi-Nacional Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação. Natal, Brasil (CD-ROM).

 

54) SOUSA, Jorge Pedro (2008). Ambientalismo ibérico: O debate ecológico na mídia e na academia. XXXI Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, Brasil (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

55) SOUSA, Jorge Pedro (2008). O advento da crítica ao jornalismo em Portugal: O caso de José Agostinho de Macedo. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, Brasil (CD-ROM).

 

56) SOUSA, Jorge Pedro (2008). O jornalismo na democracia representativa. Lusocomum – Seminário Internacional sobre Governança, Transparência, Accountability e Comunicação Política. Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, Brasil. Comunicação a convite da organização.

 

57) SOUSA, Jorge Pedro (2008). A liberdade de imprensa em questão no Portugal vintista: as Cartas de José Agostinho de Macedo a Pedro Alexandre Cavroé. VI SBPJor – VI Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, Brasil (CD-ROM).

 

58) SOUSA, Jorge Pedro; SILVA, Nair; DUARTE, Carlos; TEIXEIRA, Patrícia e DELICATO, Mônica (2009). O contributo de José Agostinho de Macedo para a crítica ao jornalismo em Portugal. IV Jornadas Internacionais de Jornalismo. Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (CD-ROM).

 

59) BARROS, António Teixeira; SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica de Oliveira (2009). Periodização da agenda ambiental nos estudos de jornalismo: Brasil e Portugal. IV Jornadas Internacionais de Jornalismo. Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (CD-ROM).

 

60) SOUSA, Jorge Pedro (2009). A ambição informativa e as características jornalísticas da Gazeta “da Restauração” (1641-1647). VI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação/4º Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação. Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal (Actas em Caneta com Memória Flash).

 

61) SOUSA, Jorge Pedro (2009). O pensamento jornalístico de José Marques de Melo. VIII Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação. Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal (Actas em Caneta com Memória Flash).

 

62) SOUSA, Jorge Pedro (2009). Marques de Melo: Teórico do jornalismo. XXXII Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Brasil (CD-ROM). Comunicação a convite da organização.

 

63) SOUSA, Jorge Pedro (2009). Os pioneiros do jornalismo português na primeira metade do século XVII. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, Brasil (CD-ROM).

 

64) SOUSA, Jorge Pedro (2009). Eduardo Coelho e o Diário de Notícias. VI SBPJor – VI Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (CD-ROM).


65) SOUSA, Jorge Pedro (2010). La introducción del periodismo en Portugal en la primera mitad del siglo XVII: de las hojas ocasionales a las publicaciones periódicas. II Congreso Internacional AE-IC. Málaga, Universidad de Málaga. Publicação de resumo em actas e publicação da comunicação no site do congresso.


66) SOUSA, Jorge Pedro e TUNA, Sandra (2010). Pioneers of journalism in Portugal: The Gazeta as a case in point (1641-1647). The joint journalism historians conference (The American Journalism Historians Association and the AEJMC History Division Joint Spring Meeting). City University of New York  Graduate School of Journalism, Nova Iorque, Estados Unidos da América, Março de 2010.


67) SOUSA, Jorge Pedro (2010). As histórias da imprensa de Nelson Werneck Sodré e de José Manuel Tengarrinha: Uma comparação. XXXIII Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação/XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil. Comunicação por convite da organização.


68) SOUSA, Jorge Pedro; TUNA, Sandra; LIMA, Maria Érica e TEIXEIRA, Patrícia (2010). António Rodrigues Sampaio e o "papel civilizador da imprensa": o pensamento de um jornalista de oitocentos sobre o jornalismo do seu tempo. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil (CD-ROM).


69) SOUSA, Jorge Pedro e TUNA, Sandra (2010). The genesis of Portuguese journalism and the "Relações" by Manuel Severim de Faria. ECREA 2010 - 3rd European Communication Conference (Section 3 - Communication History). Universidade de Hamburgo, Hamburgo, Alemanha.


70) SOUSA, Jorge Pedro; TUNA, Sandra; TEIXEIRA, Patrícia e LIMA, Maria Érica (2010). Acção e pensamento jornalístico de António Rodrigues Sampaio, "primus inter pares" do jornalismo oitocentista português. III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.


71) SOUSA, Jorge Pedro TUNA, Sandra; LIMA, Maria Érica e TEIXEIRA, Patrícia (2010). António Rodrigues Sampaio: o principal jornalista político oitocentista português e a imprensa clandestina da Patuleia (1846-1847). VIII SBPJor - VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Praia Mar Hotel e Universidade Federal do Maranhão, São Luís do Maranhão, Brasil (CD-ROM).


72) SOUSA, Jorge Pedro; TUNA, Sandra; TEIXEIRA, Patrícia e MACHADO, Liliana Mesquita (2010). A imprensa clandestina na guerra civil da Patuleia (1846-1847): Os casos de "O Eco de Santarém" e do "Espectro" de António Rodrigues Sampaio. XI Congreso Internacional de la Asociación Española de Historiadores de la Comunicación. Facultad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha.


73) FREITAS, Judite de; TUNA, Sandra e SOUSA, Jorge Pedro (2010). O Espectro no rasto da crise social da Patuleia. XXX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Instituto Superior de Engenharia e Gestão, Lisboa, Portugal.


74) SOUSA, Jorge Pedro; LIMA, Maria Érica; TEIXEIRA, Patrícia e SILVA, Nair (2011). Para a história do pensamento jornalístico português: Os jornalistas do Porto e a Gazeta Literária (1952-1971). I CONFIBERCOM - I Congresso Ibero-americano de Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.


75) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica (2011). Propaganda e informação no Mercúrio Português (1663-1667): Representações discursivas do poder régio e do governo de Castelo Melhor. IX LUSOCOM - Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação. Universidade Paulista, São Paulo, Brasil.


76) TEIXEIRA, Patrícia; MACHADO, Liliana Mesquita; SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica (2011). O jornalista em Jornalismo (1967-1971): Contribuição sindical para a construção do Pensamento Jornalístico Português. IX LUSOCOM - Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação. Universidade Paulista, São Paulo, Brasil.


77) SOUSA, Jorge Pedro e TUNA, Sandra (2011). The relationship between journalism and society as viewed by Portuguese journalists during the dictatorship (1933-1974): (responsible) journalism as public service. 32nd Conference – Association for Contemporary Iberian Studies. Glasgow, University of Glasgow, Escócia, Reino Unido.


78) SOUSA, Jorge Pedro (2011). Quem tem medo da pesquisa empírica? Seguramente, não os pesquisadores portugueses em Jornalismo. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil (CD-ROM). Comunicação por convite da organização.


79) LOURIVAL, João e SOUSA, Jorge Pedro (2011). O Brasil no Mercúrio Português: Entre a esperança e o empolgamento. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil (CD-ROM).


80) SOUSA, Jorge Pedro e MACHADO, Liliana Mesquita (2011). O pensamento jornalístico português nos alvores dos anos quarenta: o contributo do Boletim do Sindicato Nacional dos Jornalistas. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil (CD-ROM).


81) SOUSA, Jorge Pedro (2011). A introdução do periodismo em Portugal na primeira metade do século XVII: Das publicações ocasionais às periódicas. Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo, organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo e realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Comunicação por convite da organização.


82) SOUSA, Jorge Pedro e SILVA, Nair (2011). A contribuição dos jornalistas portuenses para a produção do Pensamento Jornalístico Português através da Gazeta Literária (1952-1971). Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo, organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo e realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


83) SOUSA, Jorge Pedro (2011). A teorização do jornalismo em Portugal durante a Monarquia. Seminário Internacional Sobre Projectos de Investigação com Financiamento Público – Investigação em Jornalismo na UFP. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 8 de Outubro de 2011.


84) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica Oliveira (2011). Avanços e recuos na metamorfose do jornalismo português no século XVII. 9º SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (CD-ROM ISBN 1982-4416).


85) SOUSA, Jorge Pedro (2011). O discurso jornalístico nos periódicos portugueses do século XVII. JADIS - Primeiras Jornadas de Análise do Discurso. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Comunicação por convite da organização.


86) SOUSA, Jorge Pedro (2011). O "primeiro jornalista português"? António de Sousa de Macedo e o Mercúrio Português (1663-1667). 7º SOPCOM - 7º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Porto: Faculdade de Economia da Universidade do Porto. (Actas: Ebook com ISBN 978-972-8932-91-6)


87) SOUSA, Jorge Pedro; SILVA, Nair e TEIXEIRA, Patrícia (2012). La contribución de los periodistas de Oporto para la producción del Pensamiento Periodístico Portugués a través de la Gazeta Literária (1952-1971). Tarragona: III Congresso da Associação Espanhola de Investigação da Comunicação. Tarragona: Universidad Rovira i Virgil, 18 a 20 de Janeiro de 2012 (CD ROM ISBN 978-84-615-5678-6).


88) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica de Oliveira (2012). Das "Relações" ao "Mercúrio": A conquista da periodicidade e as transformações morfológicas e de conteúdo no jornalismo português do século XVII. XI ALAIC - Congresso Latino-Americano de Investigadores da Comunicação. Montevideu, Uruguai: Universidad de la Republica.


89) SOUSA, Jorge Pedro; TUNA, Sandra e SIMÕES, Elsa (2012). Royal and beligerent propaganda in "Mercúrio Português" (1663-1667): Discursive representations of royal power and governmental ruling of Castelo Melhor. CHINED 3 - Third International Conference in Historical News Discourse. Rostock, Alemanha: Universitat Rostock.


90) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2012). La discusión del principio de la libertad de prensa por los periodistas portugueses en sus periódicos sindicales y culturales (1941-1971). Los casos del Boletim do Sindicato Nacional dos Jornalistas (1941-1945), de Jornalismo (1967-1971) y de Gazeta Literária (1952-1971). XII Congreso de la Asociación de Historiadores de la Comunicación. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra.


91) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica (2012). Da história da imprensa à comunicação intercultural: os estudos sobre imprensa e comunicação nas antigas províncias ultramarinas portuguesas. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, Brasil: Universidade de Fortaleza (CD-ROM/Ebook ISSN 2175-4683). Comunicação por convite da organização.


92) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Maria Érica (2012). Propaganda e informação no primeiro periódico português - a Gazeta "da Restauração" (1641-1647). XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, Brasil: Universidade de Fortaleza (CD-ROM/Ebook ISSN 2175-4683).


93) SOUSA, Jorge Pedro (2012). Discurso propagandístico na Gazeta "da Restauração" (1641-1647). II Encontro do Grupo de Trabalho Jornalismo e Sociedade da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Porto: Universidade do Porto.


94) SOUSA, Jorge Pedro (2012). Para o estudo da noticiabilidade nos primeiros jornais portugueses - Os casos da Gazeta e do Mercúrio Português. X Congresso Lusocom - Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.


95) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2012). New trends on Portuguese journalism: the impact of the revolutionary process of 1974 on the news organizations. Communication History Section - ECREA 2012 - 4th European Communication Conference. Istambul: Mimar Sinar Fine Arts University.


96) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2012). A noticiabilidade segundo Nelson Traquina aplicada ao estudo dos periódicos noticiosos portugueses do século XVII. IV Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


97) SOUSA, Jorge Pedro (2012). As Relações impressas de Manuel Severim de Faria (1626-1628). 1ªs Jornadas da História da Imprensa Olisiponense. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. Comunicação por convite da organização - Hemeroteca Municipal de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.


98) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). Portuguese Great War fronts in Ilustração Portuguesa (1916-1918). Media, War & Conflict - Fifth Anniversary Conference. London: Royal Holloway, University of London, 11 e 12 de Abril de 2013.


99) SOUSA, Jorge Pedro; SIMÕES, Elsa e TUNA, Sandra (2013). Press coverage of the Portuguese Independence Restoration War. Media, War & Conflict - Fifth Anniversary Conference. London: Royal Holloway, University of London, 11 e 12 de Abril de 2013.


100) SOUSA, Jorge Pedro (2013). A génese do jornalismo em Portugal. XVII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 17 de Abril de 2013. Comunicação por convite da organização.


101) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). A cobertura da I Guerra Mundial (1914-1918) pela imprensa ilustrada portuguesa - o caso da Ilustração Portuguesa. XIII Congresso Internacional IBERCOM. Santiago de Compostela: Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela, 29 a 31 de Maio de 2013.


102) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). The Great War Photos in the Ilustração Portuguesa (1914-1918). Colloque international "La Grande Guerre des magazines illustrés". Paris/Bobigny: Université Paris 13, OPIIM, IUT de Bobigny e LABSIC, 5 e 6 de Junho de 2013.


103) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). The "Diário de Notícias": a successful Portuguese news journalism project in an adverse environment. Redefining Journalism in the Era of the Mass Press Conference. Sheffield: University of Sheffield/ICOSS, 4 e 5 de Julho de 2013.


104) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2013). "Journalism" in Early Modern Portugal: from the occasional "news-books" to the periodical "news-papers". Conference "News and the Shape of Europe, 1500-1700. London: Queen Mary University of London, 26 a 28 de Julho de 2013.


105) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). Portugal na Grande Guerra: Representações fotográficas da frente de batalha colonial na Ilustração Portuguesa (1914-1918). XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Manaus: Universidade Federal da Amazônia, 4 a 7 de Setembro de 2013.


106) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2013). The role of printed news in the transition from the dual monarchy to the independence of the kingdom (1626-1667): Portuguese early modern "journalism". ECREA History Section Workshop - History of the Media in Transition Periods. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 4 a 6 de Setembro de 2013.


107) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2013). La construcción discursiva de la identidad nacional por las publicaciones ocasionales de noticias y por los periódicos portugueses del siglo XVII: De la Unón Ibérica a la Restauración de la Independencia. XIII Congreso Internacional de la Asociación de Historiadores de la Comunicación. Cuenca: Universidad de Castilla la Mancha, 21 a 22 de Outubro de 2013. Comunicação por convite da organização.


108) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2013). Portugal en la Grande Guerra: Representaciones fotográficas de la frente de batalla colonial en la Ilustração Portuguesa (1914-1918). XIII Congreso Internacional de la Asociación de Historiadores de la Comunicación. Cuenca: Universidad de Castilla la Mancha, 21 a 22 de Outubro de 2013.


109) SOUSA, Jorge Pedro (2013): Jornalismo em Portugal na alvorada da modernidade - a retórica jornalística da Gazeta "da Restauração" (1641-1647). VII Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, 17 a 19 de Outubro de 2013.


110) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2013). A defesa do Império Português em África e a cobertura da I Guerra Mundial pela Ilustração Portuguesa (1914-1918). Conferência Internacional Media e Império Português. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2013.


111) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2014). A construção da identidade nos periódicos seiscentistas ibéricos: os casos da Gaceta Nueva (1661-1662) e do Mercúrio Português (1663-1667). X LUSOCOM. Pontevedra: Facultade de Ciencias Sociais e da Comunicación da Universidade de Vigo, 11 e 12 de Abril de 2014.


112) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2014). A cobertura iconográfica da Grande Guerra (1914-1918) pela Ilustração Portuguesa: os “Outros”. II CONFIBERCOM – Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Braga: Universidade do Minho, 13 a 16 de Abril de 2014.


113) SOUSA, Jorge Pedro (2014). Ao redor do pensamento e da obra do Prof. José Marques de Melo. Sessão de encerramento do X LUSOCOM - Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação. Pontevedra: Facultade de Ciencias Sociais e da Comunicación da Universidade de Vigo, 11 e 12 de Abril de 2014. Comunicação por convite da organização. Representante da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 11 e 12 de Abril de 2014.


114) SOUSA, Jorge Pedro; SIMÕES, Elsa e TUNA, Sandra (2014). Diffusing political knowledge in illustrated magazines: A comparison between the Portuguese O Panorama and the British The Penny Magazine in the 1837-1844 period. IV CHINED - Fourth International Conference on Historical News Discourse. Helsinki: University of Helsinki, 5 a 7 de Junho de 2014.


115) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2014). O Espelho: Infopropaganda britânica para o Brasil e Portugal na I Guerra Mundial. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçú: Universidade de Integração Latino-Americana, 1 a 5 de Setembro de 2014. Comunicação por convite da organização.


116) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2015). O Espelho: Illustrated press as means of British propaganda for Portugal and Brazil. V Conference on Historical News Discourse. Porto: University Fernando Pessoa, 11 a 13 de Junho de 2015.


117) BAPTISTA, Carla e SOUSA, Jorge Pedro (2015). Arnaldo Garcês y la introducción del fotoperiodismo de guerra en Portugal (1916-1918). XXI Congreso Internacional de la Sociedad Española de Periodistica. Saragoça: Universidad San Jorge, 19 e 20 de Junho de 2015.


118) SOUSA, Jorge Pedro (2015): Sensacionalismo gráfico e infopropaganda en la cobertura de la I Guerra Mundial: Las revistas ilustradas de actualidad escritas en portugués (1914-1918). XIV Congreso de la Asociación de Historiadores de la Comunicación. Valladolid: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Valladolid, 24 e 25 de Setembro de 2015.


119) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2015): O Espelho: a British propaganda magazine for Portugal and Brazil. III Transfopress. Facultade de Ciencias de la Comunicación de la Universidad de Málaga. 5 e 6 de Setembro de 2015.


120) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2015): Da produção estrangeira à produção própria de informações: uma comparação entre a Gazeta "da Restauração" e o Mercúrio Português. IX Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação e Transformações Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra/Faculdade de Letras e Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior de Educação, 12 a 14 de Novembro de 2015.


121) SOUSA, Jorge Pedro (2015): Sensacionalismo gráfico e infopropaganda na cobertura da I Guerra Mundial (1914-1918): as revistas ilustradas de atualidades redigidas em português.  IX Congresso da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Comunicação e Transformações Sociais. Coimbra: Universidade de Coimbra/Faculdade de Letras e Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior de Educação, 12 a 14 de Novembro de 2015.


122) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2015): Fighting images: Portugal 1914-1918 - An overview of the iconographic coverage of World War I in three illustrated magazines (Ilustração Portuguesa, Portugal na Guerra and O Espelho). Relational Forms III - Imaging Europe: Wars, Territories, Identities - Representations in Literature and the Arts. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 19 e 20 de Novembro de 2015.


123) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2016): A informação visual na transição do século XIX para o século XX em Portugal - Contributos para uma história das revistas ilustradas portuguesas (1835-1935). Dias da Investigação na UFP. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 9 a 11 de Março de 2016.


124) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2016): A informação visual na transição do século XIX para o século XX em Portugal – contributos para uma história das revistas ilustradas portuguesas (1835-1935). XX EIRI – Encontro Internacional de Reflexão e Investigação. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 14 de abril de 2016.


125) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2016): The comparative method and the study of 17th -century Portuguese news periodicals. Congès de la Societé pour l'Histoire des Médias. Versailles/Saint-Quentin-en-Yvelines (Paris): Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, 26 e 27 de maio de 2016.


126) TEIXEIRA, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2016): O método comparativo aplicado ao estudo dos periódicos portugueses do século XVII. I Seminário de História da Comunicação da SOPCOM. Braga: Universidade do Minho, 25 de outubro de 2016. [https://histcom2016.wordpress.com/apresentacao/]


127) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2016): Belas páginas esquecidas da história do jornalismo português: as três primeiras gerações de revistas ilustradas e a vulgarização da informação iconográfica na imprensa portuguesa (1835-1935). I Seminário de História da Comunicação da SOPCOM. Braga: Universidade do Minho, 25 de outubro de 2016. [https://histcom2016.wordpress.com/apresentacao/]


128) BARBOSA, Cristiane e SOUSA, Jorge Pedro (2016): História do webjornalismo no Brasil: um olhar sobre a migração da imprensa escrita para a hipermédia. I Seminário de História da Comunicação da SOPCOM. Braga: Universidade do Minho, 25 de outubro de 2016. [https://histcom2016.wordpress.com/apresentacao/]


129) SOUSA, Jorge Pedro (2016): A propaganda de guerra portuguesa na I Guerra Mundial: a revista Portugal na Guerra. X Encuentro Internacional de Historiadores de la Prensa y el Periodismo en Iberoamérica. Valencia: Universitat de València, 27 e 28 de outubro de 2016. [http://xencuentrohp.blogs.uv.es/].


130) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2016): A informação visual na transição do século XIX para o século XX em Portugal. X Encuentro Internacional de Historiadores de la Prensa y el Periodismo en Iberoamérica. Valencia: Universitat de València, 27 e 28 de outubro de 2016. [http://xencuentrohp.blogs.uv.es/].


131) SOUSA, Jorge Pedro; TEIXEIRA, Patrícia e Contreras, Patrícia (2016): Práticas informativas iconográficas nas publicações ilustradas portuguesas antes da reprodução fotomecânica: descobrindo as potencialidades informativas da gravura no jornalismo (1835-1890). 3.º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. Porto: Universidade do Porto, 25 de novembro de 2016. [https://3encontrojs.wordpress.com/].


132) SOUSA, Jorge Pedro (2017): Mediators of newswatching: wood engravers and graphic news reporting in Portuguese illustrated magazines in the late 19th century. VI CHINED - Sixth International Conference on Historical News Discourse. Sheffield: The University of Sheffield. [https://chined6.wordpress.com/]


133) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2017): Emphasizing the Portuguese war effort: Graphic coverage of the Portuguese intervention in WW1 in the magazine Portugal na Guerra [Portugal at War]. XXVII IAMHIST [The International Association for Media and History] International Conference - Media and History: Crime, Violence and Justice. Paris: University Paris II. [http://iamhist.org/paris-2017/]


134) SOUSA, Jorge Pedro (2017): Uma historiografia da historiografia portuguesa sobre jornalismo. XV congresso da Asociación de Historiadores de la Comunicación. Porto: Universidade do Porto. Comunicação por convite da organização. [https://xvcongressoahc2017.up.pt/]


135) SOUSA, Jorge Pedro (2017): O espetáculo da informação visual: a gravura de madeira e a cobertura gráfica dos acontecimentos nas revistas ilustradas. XV congresso da Asociación de Historiadores de la Comunicación. Porto: Universidade do Porto. [https://xvcongressoahc2017.up.pt/]


136) OLIVEIRA, Elenara de e SOUSA, Jorge Pedro (2017): Mídia e educação: caminhos conectados para um mundo em transformação. XIV Seminário Internacional de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL. Porto Alegre, Brasil: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. [http://www.projetos.eusoufamecos.net/sic2017/]


137) SOUSA, Jorge Pedro (2017): O papel das revistas ilustradas na incorporação da cobertura iconográfica dos acontecimentos da atualidade no discurso jornalístico: os casos d’O Ocidente e da Ilustração Portuguesa. XV Congresso Iberoamericano de Ciências da Comunicação. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. [http://www.assibercom.org/xvibercom2017/programacao-dti12]


138) SOUSA, Jorge Pedro (2017): A génese do jornalismo iconográfico em Portugal: a cobertura gráfica dos assuntos e acontecimentos da atualidade por meio de gravuras de madeira nas revistas ilustradas portuguesas (1835-1900). I Congresso Internacional da Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras em Comunicación. Santiago de Compostela: Facultade de Ciencias da Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela. [http://www.agacom.org/congreso-2017]


139) SOUSA, Jorge Pedro (2017): Subsídio para o estudo das origens do jornalismo iconográfico em Portugal: revistas ilustradas, gravura e fotografia (1835-1914). X Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. [http://sopcom17.esev.ipv.pt/docs/Programa.pdf?version=5a1537db1c3a0]


140) SOUSA, Jorge Pedro Sousa (2018): Infopropaganda iconográfica portuguesa na revista Portugal na Guerra (1917). Congresso Internacional da I Guerra Mundial – Centenário da Batalha de La Lys. Porto: Universidade Fernando Pessoa. [http://www.congressobatalhadelalys.ufp.edu.pt/Scientific-Program]


141) BARBOSA, Cristiane de Lima; SOUSA, Jorge Pedro e BRUCK, Mozahir Salomão (2018): El uso de las redes sociales por instituiciones científicas en la Amazonia. Comunicación & Conocimiento – VI Congreso Internacional de la AE_IC. Salamanca, 26 a 29 de junho de 2018. [https://www.aeicsalamanca2018.org/]


142) MARINHO, Felipe Harmata e SOUSA, Jorge Pedro (2018): Influenciadores digitais no YouTube: análise de consumo de conteúdos entre jovens. Comunicación & Conocimiento – VI Congreso Internacional de la AE_IC. Salamanca, 26 a 29 de junho de 2018. [https://www.aeicsalamanca2018.org/]


143) MACHADO, Christiane Monteiro e SOUSA, Jorge Pedro (2018): Edadismo en las campañas publicitarias en Brasil: estudio piloto. Comunicación & Conocimiento – VI Congreso Internacional de la AE_IC. Salamanca, 26 a 29 de junho de 2018. [https://www.aeicsalamanca2018.org/]


144) SOUSA, Jorge Pedro (2018): Contributo ao levantamento e sistematização das obras historiográficas portuguesas sobre jornalismo. IV Jornadas de História da Historiografia. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 3 de maio de 2018. [http://www.citcem.org/evento/182]


145) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2018): Repórter X – Uma revista sob pseudónimo. Congresso Os Media no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 18 e 19 de outubro de 2018. [https://medianoportugalcontemporaneo.wordpress.com/]


146) SERPA, Leoní e SOUSA, Jorge Pedro (2018): O Espaço em revistas portuguesa e brasileira: um comparativo sobre a produção científica. III International Conference Communicating Science in a Changing World. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 18 e 19 de outubro de 2018 [http://www.comunicarciencia.ubi.pt/2018/].


147) SOUSA, Jorge Pedro (2018): Contributo ao levantamento e sistematização das obras historiográficas portuguesas sobre jornalismo: a necessidade de uma história do jornalismo português. Congresso Os Media no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 18 e 19 de outubro de 2018 [https://medianoportugalcontemporaneo.wordpress.com/]. Comunicação por convite.


148) SOUSA, Jorge Pedro (2018): A necessidade de elaboração de uma história do jornalismo em Portugal. II Seminário Internacional de Imprensa Periódica e Memória. Lisboa: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 23 de novembro de 2018. [https://cei.iscte-iul.pt/eventos/evento/ii-seminario-imprensa-colonial/]  Comunicação por convite.


149) GEHLEN, Marco António e SOUSA, Jorge Pedro (2018): Jornalismo de dados em Portugal: um estudo exploratório sobre práticas jornalísticas especializadas. II Encontro do GT de Economia e Políticas de Comunicação/V Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade “Fronteiras do Jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade”. Braga: Universidade do Minho, 21 de novembro de 2018. [http://www.jornalismoenegocio.pt/]


150) SERPA, Leoní; WEBER, Patrícia e SOUSA, Jorge Pedro (2018): Cenário e alternativas na viabilidade económica da atividade jornalística no Brasil. II Encontro do GT de Economia e Políticas de Comunicação/V Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade “Fronteiras do Jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade”. Braga: Universidade do Minho, 21 de novembro de 2018. [http://www.jornalismoenegocio.pt/]


151) SOUSA, Jorge Pedro (2019): Mediatização da justiça ou justiça mediática? III OPVC International Congress – Violence, Crime and Security. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 4 e 5 de abril de 2019. Porto: Universidade Fernando Pessoa. [https://opvcinternationalcongress.ufp.edu.pt/]


152) SOUSA, Jorge Pedro (2019) e BAPTISTA, Carla: Expressive means and figures of speech in graphic criticism of journalism in the satirical magazine António Maria (1879-1855). VII CHINED – VII Conference on Historical News Discourse. Barcelona: Universidad Pompeu Fabra, 23 e 24 de maio de 2019. [https://eventum.upf.edu/25442/detail/chined-vii-7th-edition-of-the-conference-on-historical-news-discourse.html]


153) TUNA, Sandra; SIMÕES, Elsa e SOUSA, Jorge Pedro (2019): Never let truth get in the way of a good story: the journalistic style of Reinaldo Ferreira (Reporter X) and William Randolph Hearst. VII CHINED – VII Conference on Historical News Discourse. Barcelona: Universidad Pompeu Fabra, 23 e 24 de maio de 2019. [https://eventum.upf.edu/25442/detail/chined-vii-7th-edition-of-the-conference-on-historical-news-discourse.html]


154) SOUSA, Jorge Pedro (2019): Espanha nas notícias em Portugal: casos históricos (séculos XVII a XX). V Workshop Internacional de Estudios Iberoamericanos y Transatlánticos “Del Atlántico Norte al Atlántico Sur: Percepciones y Representaciones”, Málaga: Universidad de Málaga, 30 e 31 de maio de 2019. [https://www.uma.es/amzet/eventos/v-workshop-internacional-de-estudios-iberoamericanos-y-transatlanticos/]


155) SOUSA, Jorge Pedro e BAPTISTA, Carla (2019): A expressão multimodal de Rafael Bordalo Pinheiro na crítica gráfica ao jornalismo: o caso da revista satírica António Maria (1879-1885). XVI Congreso Internacional de la Asociación de Historiadores de la Comunicación – La revolución tecnológica de la comunicación en perspectiva: historia de los nuevos medios digitales, los nuevos medios en la historia. Santiago de Compostela: Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad de Santiago de Compostela, 26 e 27 de setembro de 2019. [https://www.congresohistoriacomunicacion2019.com/]


156) SOUSA, Jorge Pedro e TEIXEIRA, Patrícia (2019): Reinaldo Ferreira: el “Repórter X” [Reportero X] y la revista Repórter X (1930-1935). XVI Congreso Internacional de la Asociación de Historiadores de la Comunicación – La revolución tecnológica de la comunicación en perspectiva: historia de los nuevos medios digitales, los nuevos medios en la historia. Santiago de Compostela: Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad de Santiago de Compostela, 26 e 27 de setembro de 2019. [https://www.congresohistoriacomunicacion2019.com/]


157) SOUSA, Jorge Pedro (2019): Iconografia do progresso técnico português em sete revistas ilustradas do Fontismo (1851-1887). Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 3 e 4 de outubro de 2019. [http://historiadojornalismo.fcsh.unl.pt/]


158) SOUSA, Jorge Pedro (2019): Apontamentos sobre a génese da cobertura gráfica da atualidade em Portugal: da xilogravura ao fotojornalismo (1835-1914). Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 3 e 4 de outubro de 2019. [http://historiadojornalismo.fcsh.unl.pt/]


159) LIMA, Helena e SOUSA, Jorge Pedro (2019): Diário de Notícias: a successful Portuguese journalism project in an adverse environment. Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 3 e 4 de outubro de 2019. [http://historiadojornalismo.fcsh.unl.pt/]


160) SOUSA, Jorge Pedro e AZEVEDO, Celiana (2020): Revistas da Monarquia e I República: uma contribuição para a história da imprensa em Portugal. II Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 15 e 16 de outubro de 2020. [https://historiadojornalismo2020.fcsh.unl.pt/]


161) SOUSA, Jorge Pedro (2020): Jornalismo iconográfico em Portugal das origens a 1926: intérpretes, constantes e linhas de força. II Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 15 e 16 de outubro de 2020. [https://historiadojornalismo2020.fcsh.unl.pt/]


162) SOUSA, Jorge Pedro; LIMA, Helena e CARDOSO, Maria de Fátima Lopes (2020): O fotojornalismo durante o Sidonismo: estudo dos critérios de noticiabilidade da “Ilustração Portuguesa” (1917-1918). II Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 15 e 16 de outubro de 2020. [https://historiadojornalismo2020.fcsh.unl.pt/]


163) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, Helena (2020): Jornalismo no século XIX – Da Monarquia à República. II Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova), 15 e 16 de outubro de 2020. [https://historiadojornalismo2020.fcsh.unl.pt/]


164) COLOMBO, Renan e SOUSA, Jorge Pedro (2020): Desinformação nas eleições presidenciais brasileiras de 2018: uma análise de tipo e tema dos 139 boatos desmentidos pelo Projeto Comprova. VII Congreso Internacional de la AE-IC – Comunicación y diversidad.  Valencia: Universidade de Valência, 28 a 30 de outubro de 2020. [https://aeicvalencia2020.org/]


165) SOUSA, Jorge Pedro (2020): O papel do jornalismo durante a COVID-19 em Portugal. 3.º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. Online. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1 a 31 de dezembro de 2020. Comunicação por convite. [http://www.meistudies.org/index.php/cmei/3cime/index]


166) SOUSA, Jorge Pedro (2021). Reflexões sobre a história da imprensa e do jornalismo. 5.º Encontro Regional de História da Mídia. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. 22 e 23 de março de 2021. [Evento online]. Comunicação por convite. [https://www.alcarco.com/programacao]


167) SANTOS, Jorgelene e SOUSA, Jorge Pedro (2021): O filme “Amazônia sociedade anônima” e os invisíveis da região. Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. [https://semic.fic.ufg.br/]


168) Sousa, J. P.; Azevedo, C. & Cardoso, F. L. (2021, setembro 16, 17). A cobertura das eleições presidenciais em Portugal nas revistas ilustradas da I República (1910-1926). 3.ª Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. [https://www.icnova.fcsh.unl.pt/hjp2021/]


169) Sousa, J. P. & Azevedo, C. (2021, setembro 16, 17). “O Brasil é apenas um Portugal maior”: o discurso da Ilustração Portuguesa e da ABC sobre o centenário da independência do Brasil (1922). 3.ª Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova). [https://www.icnova.fcsh.unl.pt/hjp2021/]


170) Lima, H. & Sousa, J. P. (2021, setembro 16, 17). Enquadramentos noticiosos da gripe pneumónica na imprensa portuguesa: os casos dos jornais o Comércio do Porto, O Algarve e da revista Ilustração Portuguesa. 3.ª Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova). [https://www.icnova.fcsh.unl.pt/hjp2021/]


171) Sousa, J. P. & Lima, H. (2021, setembro 16, 17). Para uma periodização da história do jornalismo em Portugal. 3.ª Conferência Internacional – História do Jornalismo em Portugal. Lisboa: Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova). [https://www.icnova.fcsh.unl.pt/hjp2021/]


172) SOUSA, Jorge Pedro e LIMA, H. (2021, setembro 9-10). Periodização da história do jornalismo num país ocidental periférico: o caso português. XVII Congreso Internacional AsHisCom – Asociación de Historiadores de la Comunicación. Crises, pandemias y comunicación en la historia. La Laguna, Espanha: Universidad de La Laguna. [http://ashiscom2021.webs.ull.es/]


173) LIMA, H. e SOUSA, Jorge Pedro. (2021, setembro 9-10). La gripe neumónica de 1918 en Portugal: estrategias informativas y elementos discursivos en la prensa. XVII Congreso Internacional AsHisCom – Asociación de Historiadores de la Comunicación. Crises, pandemias y comunicación en la historia. La Laguna, Espanha: Universidad de La Laguna. [http://ashiscom2021.webs.ull.es/]


174) SOUSA, Jorge Pedro e AZEVEDO, Celiana (2021, setembro 9-10). “O Brasil é apenas um Portugal maior”: o discurso da Ilustração Portuguesa e da ABC sobre o centenário da independência do Brasil (1922). XVII Congreso Internacional AsHisCom – Asociación de Historiadores de la Comunicación. Crises, pandemias y comunicación en la historia. La Laguna, Espanha: Universidad de La Laguna. [http://ashiscom2021.webs.ull.es/]


175) Sousa, J. P.; Azevedo, Celiana & Cardoso, Fátima Lopes (2021, dezembro, 15). A cobertura fotojornalística das eleições presidenciais em Portugal durante a I República (1910-1926). Intenational Conference Photography and History. Funchal: Universidade da Madeira. [https://photographyhistoryconference.wordpress.com/]


176) 1. Sousa, J. P. & Azevedo, C. (2022, abril 11-13). Disrupções na lusofonia… ou talvez nem tanto: o discurso das revistas Ilustração Portuguesa e ABC sobre o centenário da independência do Brasil (1922). XII SOPCOM – Comunicação & disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. [https://www.sopcom2022.pt/]


177) Sousa, J. P., Azevedo, C. & Cardoso, F. L. (2022, abril, 11-13). Disrupção Política: A cobertura das eleições presidenciais na 1ª República pela revista Ilustração Portuguesa (1911-1923). XII SOPCOM – Comunicação & disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. [https://www.sopcom2022.pt/]


178) SOUSA, Jorge Pedro & AZEVEDO, Celiana (2022). Celiana Azevedo & Jorge Pedro Sousa: Centenário e bicentenário de independência do Brasil nas revistas portuguesas de informação geral. XIV LUSOCOM – Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação – Meios digitais e cidadania nas redes interculturais de língua portuguesa. Porto: Universidade do Porto, 25-26 de outubro de 2022. https://lusocom2022.org/


179) SOUSA, Jorge Pedro & CARDOSO, Fátima Lopes (2022). O triunfo da República sobre a Monarquia do Norte (1919) no discurso iconográfico da revista Ilustração Portuguesa. XIV LUSOCOM – Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação – Meios digitais e cidadania nas redes interculturais de língua portuguesa. Porto: Universidade do Porto, 25-26 de outubro de 2022. https://lusocom2022.org/


180) SOUSA, Jorge Pedro & AZEVEDO, Celiana (2022). A Monarquia do Norte (1919): estudo comparativo do discurso de O Século (Lisboa) e O Primeiro de Janeiro (Porto). XVII IBERCOM – Congresso Iberoamericano de Ciências da Comunicação – Comunicação, identidades e diálogo na cidade mediatizada. Porto: Universidade do Porto, 27 a 29 de outubro de 2022. https://ocs.letras.up.pt/index.php/ibercom/ibercom2022


181) SOUSA, Jorge Pedro & CARDOSO, Fátima Lopes (2022). A Revolta Monárquica de Monsanto (1919): discurso iconográfico da Ilustração Portuguesa. XVII IBERCOM – Congresso Iberoamericano de Ciências da Comunicação – Comunicação, identidades e diálogo na cidade mediatizada. Porto: Universidade do Porto, 27 a 29 de outubro de 2022. https://ocs.letras.up.pt/index.php/ibercom/ibercom2022

182) SANTOS, Jorgelene & SOUSA, Jorge Pedro (2023). Das Narrativas das Descobertas aos Textos Jornalísticos Atuais: um Estudo da Amazônia que é Notícia em Telejornais de Portugal e do Brasil (2020). III Jornadas de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 20 e 21 de junho de 2023. [https://jornadasdecomunicacao.uc.pt/]


183. SOUSA, Jorge Pedro & FERRÉ, Teresa (2023). El discurso iconográfico de las revistas ilustradas ibéricas sobre el encuentro entre D. Alfonso XIII y D. Manuel II en Vila Viçosa (febrero de 1909). XVIII Congresso AsHisCom – Comunicação, História e Memória. Lisboa: Universidade NOVA de Lisboa e Universidade Autónoma de Lisboa, 14 e 15 de setembro de 2023. [https://xviiiashiscom2023.fcsh.unl.pt/pt/apresentacao/]


184. SOUSA, Jorge Pedro (2023).Visita de estado de D. Manuel II a Espanha (1909): o discurso da Ilustração Portuguesa. XVIII Congresso AsHisCom – Comunicação, História e Memória. Lisboa: Universidade NOVA de Lisboa e Universidade Autónoma de Lisboa, 14 e 15 de setembro de 2023. [https://xviiiashiscom2023.fcsh.unl.pt/pt/apresentacao/]


185. SOUSA, Jorge Pedro (2024): Cobertura fotojornalística da visita real de D. Manuel II ao Porto (1908) na Ilustração Portuguesa: informação e propaganda. XIII SOPCOM – Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – Comunicação, Culturas e Identidades (GT de História da Comunicação). Braga: Universidade do Minho, 24 a 26 de janeiro de 2024. [https://www.sopcom2024.pt/]


186. SOUSA, Jorge Pedro (2024): Cobertura fotojornalística das visitas de estado de D. Manuel II a Espanha, Inglaterra e França (1909) na Ilustração Portuguesa. XIII SOPCOM – Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – Comunicação, Culturas e Identidades (GT de História da Comunicação). Braga: Universidade do Minho, 24 a 26 de janeiro de 2024. [https://www.sopcom2024.pt/]