Jorge Pedro Sousa - Currículo

Informação curricular geral

1. Dados pessoais

Nome completo: Jorge Pedro Almeida Silva e Sousa

Nome profissional: Jorge Pedro Sousa

Nascimento: 9 de Maio de 1967, Porto, Portugal.

Categoria profissional: Professor Catedrático

E-mail: jpsousa@ufp.edu.pt

Site institucional: http://jorgepedrosousa.ufp.edu.pt

Endereço institucional

Universidade Fernando Pessoa

Cacifo 85/Gabinete CEC2

Praça 9 de Abril, 349

4249-004 Porto

Portugal

Telefone institucional: (++ 351) 22.507.13.00 (Extensão 2211)

Fax institucional: (++ 351) 22.550.82.69

2. Formação académica

1) Agregado em Ciências da Comunicação – Jornalismo (2008), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com relatório sobre Génese e Desenvolvimento do Jornalismo e lição sobre “A Génese do Jornalismo Periódico em Portugal”.

2) Pós-doutoramento (investigação pós-doutoral) na Universidade de Santiago de Compostela, com o projecto “Imagens Recíprocas de Portugal e da Galiza na Imprensa dos Dois Países”, dirigido pelo Prof. Doutor Xosé López García (1999-2001).

3) Doutor em Ciências da Informação (1997) pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, com a classificação máxima (Apto Cum Laude por Unanimidade) e com a tese Fotojornalismo Performativo: O Serviço de Fotonotícia da Agência Lusa de Informação, dirigida pela Prof.ª Doutora Margarita Ledo Andión. Equiparação ao grau português de doutor a 16 de Outubro de 1998, após registo do diploma na Universidade do Porto, com o n.º 29.

4) Conclusão dos seminários do Terceiro Ciclo, na Universidade de Santiago de Compostela (1993-1995), com aprovação em todos os seminários, através de trabalhos de pesquisa bibliográfica e investigação empírica que lhe deram, na designação da Universidade de Santiago de Compostela, "suficiência investigadora" para realização da tese doutoral. Apresentação de tesina (equivalente a dissertação de mestrado) sobre Photonewsmaking nos Jornais do Porto, dirigida pela Prof.ª Doutora Margarita Ledo Andión. Equiparação ao grau português de mestre, pela Universidade Fernando Pessoa (1995).

5) Licenciado em Comunicação Social − Jornalismo (1992), pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, após conclusão do Curso de Estudos Superiores Especializados em Jornalismo Internacional, com média de 19 valores. Apresentação da dissertação de licenciatura intitulada: Incógnitas da Incerteza – Reflexões Sobre Jornalismo e Comunicação Humana a Propósito da Guerra do Golfo, orientada pelo Prof. Doutor Salvato Trigo. Recebeu o Prémio Vitorino de Sousa, atribuído pelo Rotary Club, outorgado ao aluno que, a nível nacional, conclua a licenciatura em Comunicação Social com a melhor média.

6) Bacharel em Comunicação Social − Jornalismo (1991), pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, com média de 18 valores.

3. Actividade docente na Universidade Fernando Pessoa

Professor catedrático (2010-...), provido por concurso documental. Professor Associado com Agregação (2008-2010), provido após superação das provas de agregação; Professor Associado (2001-2008), provido por concurso documental, avaliação curricular e apresentação de relatório científico-pedagógico com incidência na Teoria da Notícia; Professor Auxiliar (1997-2001), provido após obtenção do grau de doutor; Mestre Assistente (1995-1997), provido por equiparação ao grau português de mestre, após conclusão dos seminários de Terceiro Ciclo na Universidade de Santiago de Compostela e apresentação de tesina equivalente a dissertação de mestrado; e Assistente (1993-1995), contratado enquanto titular do grau de licenciado em Comunicação Social.

Ao nível do primeiro ciclo (licenciatura), leccionou, nas licenciaturas em Ciências da Comunicação, Relações Públicas e Engenharia Publicitária, as disciplinas de Seminário de Monografia; Teorias da Comunicação; Jornalismo e Relações Públicas; Texto Jornalístico (imprensa, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo); Teoria da Notícia; Assessoria de Imprensa; Gramática e Laboratório de Comunicação III e IV (Jornalismo); Documentalismo Visual e Audiovisual; Teoria da Comunicação e dos Media I e II; Teoria e História da Comunicação e do Jornalismo; Grandes Temas da História e do Jornalismo; Estágio II - Jornalismo (coordenação). Orientou estágios e monografias de conclusão de curso na licenciatura em Ciências da Comunicação. Coordenou a licenciatura em Ciências da Comunicação.

Ao nível do segundo ciclo (mestrado), leccionou, no Mestrado em Ciências da Comunicação, os seminários de Relações Públicas e Políticas de Comunicação Empresarial (1999); Práticas Laboratoriais de Jornalismo (1999 e 2007); Planeamento de Campanhas de Comunicação (2001 a 2007); Relações Públicas, Media e Lobbying (2004 a 2006); Génese e Desenvolvimento do Jornalismo (2004 a 2007); Auditoria e Planeamento da Comunicação (2007-2008); Jornalismo Especializado II e III (2007-...); Teoria e História do Jornalismo (2007-...), Laboratório de Jornalismo II e III e Teoria e História Comparada do Jornalismo (2017-...). Orientou dissertações de mestrado em Ciências da Comunicação, variante de Jornalismo. No Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, leccionou o seminário Sistemas Políticos e Comunicação Social (2009).


Ao nível do doutoramento, lecionou, no doutoramento em Ciências Sociais e no doutoramento em Ciências da Informação, o seminário de Metodologias de Análise de Dados Qualitativos (2014-2021) e, no doutoramento em Ciências da Comunicação, que coordena, leciona os seminários Métodos e técnicas de investigação em Ciências da Comunicação e História e Tendências Evolutivas do Jornalismo, dos quais é professor responsável (2021-...).

4. Actividade docente como Professor Convidado

Foi docente convidado e conferencista na Universidade Luterana do Brasil (Manaus, Brasil), Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil), Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo, Brasil), Centro Universitário de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Brasil), Universidade de Brasília (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil), Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal), Universidade Estadual Paulista (Bauru, Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil), Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Brasil), Univesidade de Santa Cruz do Sul (Brasil), Universidade do Centro-Oeste (Guarapuava, Brasil), Universidade do Porto (Portugal), Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Universidad de Castilla - La Mancha (Cuebca, Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal), Faculdade Santo Agostinho (Teresina, Brasil), Universidade do Sul de Santa Catarina (Brasil), Instituto Politécnico de Viseu (Portugal), Universidade Luterana do Brasil (Palmas, Brasil), Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista (Brasil), Faculdade Prudente de Moraes (Itu, Brasil), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), Universidade da Amazónia (Belém do Pará, Brasil), Universidade Federal do Maranhão (São Luís do Maranhão, Brasil), Faculdade São Luís, São Luís do Maranhão (São Luís do Maranhão, Brasil), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Mossoró, Brasil), Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil), Universidade da Amazônia (Manaus, Brasil), Universidade do Estado do Piauí (Picos, Brasil) e Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Brasil).

5. Prémios académicos

1) Prémio Vitorino de Sousa, atribuído pelo Rotary Club, outorgado ao aluno que, a nível nacional, conclua a licenciatura em Comunicação Social com a melhor média (1992).

2) Prémio AEJMC, de valor pecuniário de US $ 1000,00, destinado a premiar as três melhores comunicações em congresso (2001).

3) Medalha Maria Immacolatta Vassallo de Lopes, outorgada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação aos membros dos núcleos de pesquisa da organização que tenham participado nos últimos cinco congressos da entidade e que neles tenham apresentado as melhores comunicações (2007).

4) Diploma de Mérito Académico, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação “em reconhecimento dos inestimáveis serviços de difusão do pensamento comunicacional brasileiro” (2008).